Notícias

IBGE fecha acordo com Prefeitura do Rio para atuação de agentes de saúde como recenseadores

Em todo o país, o censo já chegou a 83,8% da população, com mais de 178 milhões de pessoas pesquisadas


27/12/2022 14h31

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) formalizou, nesta terça-feira (27), um acordo com a Prefeitura do Rio de Janeiro para permitir a atuação de agentes de saúde como recenseadores na cidade. O objetivo é acelerar a coleta de dados, que está atrasada e não terminará este ano.

“A parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e outras secretarias municipais e de outros estados estão sendo fundamentais na coleta do censo”, afirmou Cimar Azeredo, diretor de pesquisas do IBGE.

De acordo com o diretor, em alguns locais da capital fluminense, a coleta de dados avançou graças ao apoio dos agentes. A Rocinha, na Zona Sul do Rio, é um destes espaços.

“Em uma série de locais no Rio de Janeiro, graças a esta parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, conseguimos colocar em campo mais de 500 agentes de saúde para fazer o censo”, disse Azeredo.

O diretor de pesquisas do IBGE destacou ainda que os agentes de saúde foram treinados para a coleta e que a própria área da saúde é grande usuária dos dados do censo.

Para as pessoas que precisarem remarcar a visita dos recenseadores do Censo 2022, o IBGE coloca no ar o número 137, que entrou em funcionamento nesta terça-feira (27). Na página do instituto é possível consultar se está disponível em cada município.

Em todo o país, o censo já chegou a 83,8% da população, com mais de 178 milhões de pessoas pesquisadas. Estados com maior cobertura pelo censo 2022 estão o Piauí (96,8%), Santa Catarina (92,7%), Paraíba e Sergipe (92%).

Leia mais: Desinformação afasta adolescentes de vacinação contra o HPV, aponta estudoIzolda Cela, primeira governadora mulher do Ceará, será secretária-executiva do MEC no mandato de Lula

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Boiadas passaram por onde deveria passar proteção”, diz Marina Silva

Covid-19: Brasil registra 32.715 casos em 24h e média móvel segue em tendência de queda

Lula fará primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez

Imposto de Renda: Tabela de cálculo não é totalmente corrigida pela inflação há 27 anos