Carla Zambelli entrega arma à Polícia Federal após decisão do STF
A ação ocorre após a deputada apontar a arma e perseguir um homem nas vésperas do segundo turno da eleição
28/12/2022 15h16
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), entregou sua arma para a Polícia Federal, nessa terça-feira (27), por meio de um familiar. No dia 20, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a deputada entregasse a arma.
A decisão atende a um pedido da Procuradoria-Geral da República e ocorreu no âmbito do procedimento que analisa a conduta da parlamentar bolsonarista.
Na véspera do segundo turno da eleição, ela apontou arma e perseguiu um homem nos Jardins, bairro de São Paulo. O caso envolve supostos crimes de porte ilegal de arma de fogo e uso ostensivo. Originalmente, Zambelli deveria ter entregado a arma antes, mas disse que não conseguiria cumprir o prazo dado pelo ministro por estar em "missão oficial" no exterior até a véspera do Natal.
O ministro do STF também suspendeu a autorização de porte de arma de fogo da deputada bolsonarista. O ministro entendeu que a deputada extrapolou para "além dos limites da autorização de legítima defesa" e afastou a "suposta defesa da honra" alegada por ela para ir atrás do homem.
Leia mais: Alexandre de Moraes suspende porte de arma de fogo no Distrito Federal até 2 de janeiro; Vai chover no Ano Novo? Veja a previsão do tempo pelo país
REDES SOCIAIS