O presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou as nomeações dos novos comandantes da Marinha e da Aeronáutica nesta sexta-feira (30), em publicação no Diário Oficial da União.
Os nomeados foram escolhidos pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O Almirante Almir Garnier Santos deixa o cargo de comandante da Marinha a partir de 31 de dezembro, para que o Almirante Marcos Sampaio Olsen assuma de forma interina.
Por enquanto, Olsen foi designado para ocupar o posto interinamente. A nomeação definitiva deverá ser assinada por Lula, quando o presidente eleito assumir, a partir do domingo (1º). A troca no comando da Aeronáutica acontece no dia 2 de janeiro de 2023, quando o Tenente-Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Júnior passará o cargo para o Tenente-Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno.
Os dois nomes já haviam sido anunciados pelo futuro ministro da Defesa de Lula, José Múcio Monteiro.
Na quarta-feira (28), o atual presidente já trouxe a nomeação do novo comandante do Exército indicado por Lula, general Júlio César de Arruda, que exerce interinamente o cargo a partir desta sexta-feira (30).
Leia mais: No penúltimo dia de mandato, Bolsonaro exonera Ciro Nogueira da Casa Civil; Prefeitura de Santos prepara homenagem a Pelé com show de drones
REDES SOCIAIS