"Não é a agenda pessoal do presidente", diz Rui Costa sobre conceder ou não anistia a Bolsonaro
O ministro explica que o Brasil tem instituições com total autonomia para tratar a situação
02/01/2023 22h28
O Roda Viva recebe Rui Costa (PT), nomeado ministro-chefe da Casa Civil pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta segunda-feira (2).
Vereador em Salvador entre 2000 e 2008, deputado federal de 2010 a 2014 e governador da Bahia entre 2015 e 2022, o político assumiu o ministério no momento em que Lula quer um perfil mais técnico.
No programa desta segunda-feira (2), a repórter especial do jornal Folha de S. Paulo, Catia Seabra, pergunta se o ministro acha que o presidente Lula deve ou não anistiar o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Rui Costa diz que o Brasil tem instituições voltadas para esse tema e que essa situação não faz parte da agenda pessoal do presidente.
“A agenda principal do presidente Lula será cuidar do povo brasileiro. Nós temos instituições no Brasil e estamos devolvendo a liberdade para agir dentro do ‘barco’ legal brasileiro. As instituições de Procuradoria de Estado, Advocacia-Geral da União e Ministério Público terão absoluta autonomia para dar seguimento e ajuizar ações que, eventualmente, se façam necessárias”.
Participam da bancada de entrevistadores, Fábio Zambeli, analista-chefe do Jota, Fernando Exman, diretor da sucursal do Valor Econômico em Brasília, a jornalista Marina Dias, Jussara Soares, repórter de Política do jornal O Globo, em Brasília, e Catia Seabra, repórter especial do jornal Folha de S. Paulo.
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa irá ao ar ao vivo, às 22h, na TV Cultura, site da emissora, canal do YouTube, Dailymotion, e nas redes sociais Twitter e Facebook.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS