"A estrutura fiscal do Brasil é muito perversa", pontua Rui Costa sobre possível reforma tributária
No Roda Viva, o ministro diz que a medida é tratada como prioridade do novo governo
02/01/2023 23h00
O Roda Viva recebe Rui Costa (PT), nomeado ministro-chefe da Casa Civil pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta segunda-feira (2).
Vereador em Salvador entre 2000 e 2008, deputado federal de 2010 a 2014 e governador da Bahia entre 2015 e 2022, o político assumiu o ministério no momento em que Lula quer um perfil mais técnico.
No programa desta segunda-feira (2), o ministro Rui Costa diz que o presidente Lula já sinalizou que fazer uma reforma tributária no país é uma das prioridades da gestão.
“Essa é uma medida prioritária para o governo. Ter um país mais justo no momento de cobrar impostos. A estrutura fiscal do Brasil é muito perversa. Se compararmos com a Europa, aqui se aplica o ‘Robin Hood ao contrário’. Nós tiramos mais dinheiro dos pobres e menos dinheiro dos ricos. Uma justiça fiscal, para ser de fato justa, é preciso que cada um contribua de forma proporcional à sua riqueza e ao tamanho do seu poder aquisitivo. Temos um bom acúmulo de experiências para replicar o que as principais nações do mundo, as que mais promovem mais justiça social praticam há muito tempo. Quem pode mais, paga mais. Quem pode muito menos, paga muito menos ou não paga nada.”
Participam da bancada de entrevistadores, Fábio Zambeli, analista-chefe do Jota, Fernando Exman, diretor da sucursal do Valor Econômico em Brasília, a jornalista Marina Dias, Jussara Soares, repórter de Política do jornal O Globo, em Brasília, e Catia Seabra, repórter especial do jornal Folha de S. Paulo.
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa irá ao ar ao vivo, às 22h, na TV Cultura, site da emissora, canal do YouTube, Dailymotion, e nas redes sociais Twitter e Facebook.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS