Lula diz que Forças Armadas não são “poder moderador”
Segundo o presidente, os militares foram "poluídos" pelo ex-presidente Jair Bolsonaro
12/01/2023 14h40
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quinta-feira (12), que as Forças Armadas não são "poder moderador como pensam que são". O petista realizou um café da manhã com jornalistas que fazem a cobertura da Presidência da República em Brasília.
Segundo o petista, os militares foram "poluídos" pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
"As Forças Armadas não são o poder moderador como eles pensam que são. As Forças Armadas têm um papel na Constituição, que é a defesa do povo brasileiro e da nossa soberania contra possíveis inimigos externos", afirmou Lula.
Leia mais: Lula descarta demissão de José Múcio: “Confio nele”
"É isso que é o papel das Forças Armadas e está definido na nossa Constituição Federal. É isso que eu quero que eles façam bem feito. Por isso que eu defendo que eles estejam bem treinados, bem armados", acrescentou.
Lula disse ainda estar "convencido de que a porta do Palácio do Planalto foi aberta" para os terroristas.
“Eu estou convencido de que a porta do Palácio do Planalto foi aberta para que gente entrasse porque não tem porta quebrada. Significa que alguém facilitou a entrada deles aqui”, destacou o presidente.
O petista também afirmou que o ministro da Defesa, José Múcio, vai continuar no cargo. “Quem coloca ministro e tira ministro é o presidente da República. O José Múcio fui eu que trouxe para cá. Ele vai continuar sendo o meu ministro, porque eu confio nele. Tenho o mais profundo respeito por ele, ele vai continuar”, pontuou durante o café da manhã.
REDES SOCIAIS