Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Tom Costa/ Ministério da Justiça
Foto: Tom Costa/ Ministério da Justiça

O ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou nesta terça-feira (17) que o governo federal vai criar o Observatório Nacional da Violência contra Jornalistas, que tem como objetivo dialogar com o Poder Judiciário e com instituições de segurança pública. Dino publicou a notícia em uma rede social.

O órgão vai monitorar episódios de agressão contra profissionais da imprensa.

“Acolhendo o pedido das entidades sindicais dos jornalistas, vamos instalar no Ministério da Justiça o Observatório Nacional da Violência contra Jornalistas, a fim de dialogar com o Poder Judiciário e demais instituições do sistema de justiça e de segurança pública”, escreveu Dino.

A criação do Observatório acontece após o crescimento das agressões contra jornalistas. Durante os atos golpistas em Brasília, em 8 de janeiro, alguns profissionais foram atacados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Após os ataques, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) anunciou ter enviado representação ao procurador-geral da República, Augusto Aras, pedindo a investigação dos terroristas responsáveis por agredir jornalistas.

Segundo a ABI, foram registrados ao menos 15 ataques a profissionais de imprensa que trabalharam no dia 8 de janeiro.

“A Representação requer a instauração de procedimento preliminar de apuração dos fatos desta Representação, bem como do competente inquérito civil público para a responsabilização de todos os patrocinadores dos atos terroristas do dia 08 de janeiro de 2023, que resultou entre outras violações, danos materiais e morais contra os profissionais de imprensa no Brasil”, afirmou a ABI.