Notícias

Lula diz que Bolsonaro é culpado pelos ataques golpistas promovidos em Brasília

Para o presidente, ações foram uma “tentativa de golpe por gente preparada”


18/01/2023 16h42

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (18) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é culpado pelos ataques golpistas que ocorreram em Brasília no dia 8 de janeiro.

A declaração foi dada durante evento no Palácio do Planalto com representantes das centrais sindicais. Nela, o petista assinou uma portaria interministerial que cria um grupo de trabalho para elaboração de projeto de lei que institui a política de valorização do salário mínimo.

“Eu não sei se o ex-presidente mandou, o que eu sei é que ele tem culpa porque ele passou quatro anos instigando o povo a ter ódio, mentindo para a sociedade brasileira e instigando que o povo tinha que estar armado para garantir a democracia", expõe.

Leia também: Alta do dólar: Inflação impacta os preços no Brasil

Na semana passada, a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar o ex-presidente no inquérito que trata dos "autores intelectuais" e instigadores dos atos golpistas. A inclusão de Bolsonaro no rol de investigados foi decidida pelo ministro Alexandre de Moraes.

O ataque aos Três Poderes tiveram cenas explícitas de vandalismo, incluindo a destruição de obras de arte e peças que ajudam a contar a história do Brasil violentamente danificadas.

Leia também: Governo Lula dispensa mais 13 militares do GSI

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Atirador mata três pessoas e deixa outras cinco feridas na Universidade de Michigan, nos EUA

Lula visita Santo Amaro, na Bahia, para relançamento do Minha Casa, Minha Vida

Justiça Eleitoral aceita denúncia e Crivella se torna réu por falsidade ideológica eleitoral

Em comemoração de aniversário do PT, Lula volta a chamar impeachment de Dilma de golpe

Após ficarem mais de uma semana sob escombros, três jovens são resgatados na Turquia