Foi protocolado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesta sexta-feira (20), o pedido de registro da vacina contra Covid-19 fabricada pela empresa Moderna. O pedido foi apresentado pela empresa Zodiac Produtos Farmacêuticos.
Trata-se de vacina de plataforma mRNA, já autorizada para uso em diversos países. Nos Estados Unidos e Europa, por exemplo, foi aprovada sua administração em crianças a partir de 6 meses de idade, adolescentes e adultos, sob o nome comercial Spikevax.
Leia também: Covid-19: Brasil registra 13.976 casos e 101 mortes pela doença em 24h
A análise de pedidos de registro de vacinas segue regulamentação própria e busca verificar se a relação benefício/risco do produto é satisfatória no contexto epidemiológico atual. Para isso, devem ser apresentados estudos clínicos e outros dados a fim de comprovar a qualidade, segurança e eficácia do produto.
A análise de vacinas pela Anvisa é feita de forma conjunta, por três áreas distintas: área de Produtos biológicos, área de Farmacovigilância e área de Inspeção e Fiscalização.
Leia também: Fundo Social de São Paulo promove o primeiro leilão sustentável de 2023
Após a análise inicial, em se julgando necessário, podem ser feitas exigências para esclarecimentos ou complementação de informações. Se aprovado, o registro é o sinal verde para que a vacina seja comercializada, distribuída e utilizada pela população, nos termos da indicação estabelecida em sua bula.
REDES SOCIAIS