O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou nesta segunda-feira (23) a abertura de outros três inquéritos para investigar a conduta de golpistas envolvidos na invasão às sedes dos três Poderes no último dia 8.
A decisão do magistrado se dá após pedidos por parte da Procuradoria-Geral da República (PGR). Todos eles correspondem aos atos terroristas em Brasília, mas se diferenciam nos alvos, que se dividem em financiadores, executores e autores intelectuais das manifestações bolsonaristas.
Leia mais: Lula pode se encontrar com Maduro durante sua viagem à Argentina
Sem autorização judicial, novo depoimento de Torres não acontecerá nesta segunda (23)
Nas três determinações, estão mencionados os crimes de terrorismo, associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, ameaça, perseguição e incitação ao crime.
"Uma turba violenta e antidemocrática, insatisfeita com o resultado do pleito eleitoral de 2022, almejando a abolição do Estado Democrático de Direito e a deposição do governo legitimamente constituído, avançou contra a sede dos três Poderes da República, exigindo célere e enérgica resposta estatal", aponta a PGR.
REDES SOCIAIS