Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

O Vaticano apura a suspeita de que a catedral de Newcastle, no noroeste do Reino Unido, tenha sido palco de uma orgia durante o lockdown.

De acordo com o jornal britânico Sunday Times, que revelou o caso nesse sábado (22), um dos padres da diocese, Michael McCoy, teria convidado fiéis para uma festa privada em seus aposentos durante a pandemia, quando igrejas interromperam a maior parte de sua programação - e aglomerações foram proibidas.

Ele ocupava o posto desde 2019, mas se suicidou em abril de 2021, aos 57 anos, quatro dias após saber que era alvo de um inquérito policial por abuso sexual de menores.

Leia também: Número de vítimas da pandemia seria maior sem programas de transferência de renda, aponta pesquisa

Atualmente, a investigação realizada pela Igreja Católica apura as circunstâncias da renúncia do bispo Robert Byrne da diocese a que a catedral responde, de Hexham e Newcastle, em dezembro do ano passado. Ele se afastou do cargo que dirigia desde 2019 sob a justificativa de que este tinha se tornado um "fardo pesado demais".

Malcolm McMahon, arcebispo de Liverpool, é o responsável pela investigação. Ele também dirige a diocese até que o sucessor de Byrne seja nomeado. A Agência Católica de Padrões de Salvaguarda (CSSA, na sigla em inglês), iniciou na semana passada uma auditoria surpresa na diocese. Steve Ashley, diretor-executivo da entidade, afirma que a investigação levará em conta quaisquer relatos e alegações de abuso, e reforça que a atuação é independente e tem "total autonomia".

Já a diocese informa que se apresentou voluntariamente ao CSSA e à Comissão de Caridade e que "continuará a trabalhar de forma produtiva e célere com ambas as organizações e adaptando-se quando necessário a partir de fatos e evidências fornecidas, e não de rumores e desinformação".

Leia também: Bahia é o estado com mais internações de bebês por desnutrição em 2022