O Brasil registrou 161 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 696.485 óbitos desde o início da pandemia. Os dados são do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Como o site do Conass mostrou instabilidade, não foi possível identificar quais estados não divulgaram as informações completas da pandemia nesta terça-feira (24).
Com os dados de hoje, a média móvel de mortes no Brasil dos últimos sete dias é de 137, um aumento de 77,92% comparado há uma semana.
Assim como previsto, a média cresceu muito em pouco espaço de tempo devido o represamento de dados de alguns estados, como São Paulo e Santa Catarina. Ao longo do mês de janeiro, o estado paulista ficou nove dias seguidos sem a Secretaria de Saúde repassar os dados ao Conass. Esse aumento não indica um aumento real das mortes.
Em relação ao número de casos, foram 20.497 nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, foram registrados 36.751.410 testes positivos no país.
Leia também: “Brasil volta ao diálogo com seus vizinhos”, diz Lula após encontros na Argentina
A média móvel de casos nos últimos sete dias é de 12.338, uma queda de 23,31% comparado há uma semana. É a menor média desde 17 de novembro, quando estava em 11.638.
O fato do número de casos diminuir revela que o aumento de mortes não é real e representa um represamento de dados. A boa notícias é que as subvariantes da ômicron estão perdendo força.
REDES SOCIAIS