STF vai incluir imagens de recuo da PM em inquérito durante ataques golpistas
O inquérito apura se houve omissão de autoridades perante atos terroristas em Brasília
26/01/2023 18h47
O Supremo Tribunal Federal (STF) vai incluir no inquérito que apura a responsabilidade de autoridades nos atos de golpistas no dia 8 de janeiro imagens que mostram o recuo de policiais militares do Distrito Federal diante da invasão.
O material, divulgado na quarta-feira (25), já foi enviado à Polícia Federal (PF) para as investigações. As gravações somam mais de dez horas e também foram entregues para a Corregedoria da Polícia Militar do DF e ao interventor federal na segurança do DF, Ricardo Cappelli.
O inquérito, que tem o ministro Alexandre de Moraes como relator, apura se houve omissão de autoridades, como do governador afastado Ibaneis Rocha (MDB), do ex-secretário de Segurança Pública do DF e ex-ministro da Justiça Anderson Torres e do ex-comandante-geral da Polícia Militar do DF coronel Fábio Vieira.
Em uma rede social, Cappelli falou sobre a investigação. “A Corregedoria da Polícia Militar abrirá hoje o 6° Inquérito Policial Militar para apurar os fatos expostos pelas imagens das câmeras do STF. As imagens sugerem falhas graves no planejamento e na execução. Tudo será apurado. Vamos separar o joio do trigo. A lei será cumprida”, escreveu.
Leia também: Governo deve enviar pacote antigolpe ao Congresso em fevereiro, diz Flávio Dino
REDES SOCIAIS