Notícias

STF apura se governo Bolsonaro prestou informações falsas sobre Yanomamis

Segundo Barroso, o governo relatou à Corte que teria realizado ações de vigilância alimentar e nutricional


26/01/2023 20h41

O STF (Supremo Tribunal Federal) vai apurar indícios de que o governo Jair Bolsonaro (PL) prestou informações falsas à Corte sobre os Yanomamis. A informação é do gabinete do ministro Luís Roberto Barroso, que é relator de ações que tratam da proteção de indígenas.

Segundo a Corte, o governo Bolsonaro relatou à Corte que teria realizado ações de vigilância alimentar e nutricional e de saúde em geral aos yanomamis. Além disso, afirmou que o enfrentamento à malária também foi tratado com os indígenas.

Leia mais: Apib entra com ação na PGR contra Bolsonaro, Damares e ex-chefes da Funai por situação dos Yanomamis

“O STF detectou descumprimento de determinações judiciais e indícios de prestação de informações falsas à Justiça, que serão apuradas. Em caso de identificação dos responsáveis, sofrerão o devido processo legal para punição", disse o gabinete.

“Segundo informações dos processos, as operações, sobretudo as mais recentes, não seguiram o planejamento aprovado pelo STF e ocorreram com deficiências”, destacou.

Desde o dia 16 de janeiro, o Ministério da Saúde está no local e realiza resgates de indígenas em estado grave por desnutrição e malária, principalmente de crianças.

O Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), que fica em Boa Vista, capital de Roraima, recebeu, na última terça (24), 29 crianças da tribo Yanomami. Com as novas entradas, a unidade agora conta com 47 internações. A informação foi divulgada pelo veículo “g1”.

Mais de mil indígenas em estado de saúde grave foram resgatados da Terra Yanomami por equipes do Ministério da Saúde nos últimos dias. As informações são do secretário da Saúde Indígena, Weibe Tapeba.

Leia também: STF vai incluir imagens de recuo da PM em inquérito durante ataques golpistas

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Atirador mata três pessoas e deixa outras cinco feridas na Universidade de Michigan, nos EUA

Lula visita Santo Amaro, na Bahia, para relançamento do Minha Casa, Minha Vida

Justiça Eleitoral aceita denúncia e Crivella se torna réu por falsidade ideológica eleitoral

Em comemoração de aniversário do PT, Lula volta a chamar impeachment de Dilma de golpe

Após ficarem mais de uma semana sob escombros, três jovens são resgatados na Turquia