Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

GettyImages
GettyImages

A maior tragédia da história de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, completa 10 anos nesta sexta-feira (27). No dia 27 de janeiro de 2013, um incêndio na boate Kiss deixou 242 pessoas mortas.

Organizada por estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a festa “Agromerados” reunia centenas de jovens no local. Durante seu show, a banda Gurizada Fandangueira usou dispositivos pirotécnicos como efeito visual. Fagulhas do equipamento atingiram a espuma acústica que revestia o teto, o que causou a tragédia.

Com o material utilizado na estrutura da boate e a forma com que o estabelecimento foi projetado, as chamas e a fumaça vitimaram centenas de pessoas.

Leia mais: OMS se reúne para decidir se Covid-19 ainda corresponde a emergência mundial

PF deflagra terceira fase da operação contra financiadores dos atos terroristas em Brasília

Bombeiros que fizeram os primeiros socorros no local alegaram, na época, que muitos tentaram escapar pelo banheiro do estabelecimento e morreram. A falta de sinalização na boate também foi um dos intensificadores da tragédia.

Depois do desastre, a discussão a respeito da segurança de casas noturnas mudou para sempre no Brasil.

No ano passado, quatro pessoas foram condenadas pela tragédia. No entanto, a 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) anulou o júri posteriormente.