O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou nesta segunda-feira (30) 122 militares para atuar na segurança presidencial. As medidas foram assinadas na última sexta-feira (27) e publicadas hoje no Diário Oficial da União (DOU).
Dos escolhidos, 121 vão atuar no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), um militar foi escolhido para ocupar o Gabinete Pessoal do Presidente da República, especificamente para a assessoria especial da Secretaria Extraordinária de Segurança Imediata do Presidente da República.
Leia mais: Governo utilizará o Fundo Amazônia para ajudar os Yanomami, segundo Marina Silva
Os militares devem ocupar cargos de “especialista”, “secretário”, “supervisor” e “assistente”. Um dos nomeados trabalhará no escritório do GSI no Rio de Janeiro. Foram nomeados nove supervisores, 28 assistentes, 23 secretários e 60 especialistas.
As nomeações ocorrem após o governo Lula exonerar cerca de 80 militares escolhidos por Jair Bolsonaro para o GSI, as demissões aconteceram nas últimas semanas. O petista ainda demitiu o general Júlio Cesar de Arruda do comando do do Exército, no último dia 21.
Leia também: Alemanha anuncia repasse de 200 milhões de euros para ações ambientais no Brasil
REDES SOCIAIS