Marina Silva (Rede Sustentabilidade) afirmou nesta segunda-feira (30) que o Governo Federal utilizará a verba do Fundo Amazônia para ajudar os indígenas da tribo Yanomami.
Recentemente, veio à tona a situação em que o povo Yanomami foi deixado durante o Governo Bolsonaro. Centenas de pessoas morreram de desnutrição e outros problemas que foram intensificados com o avanço desenfreado do garimpo ilegal.
“Isso tem a ver com operações de desintrusão do garimpo criminoso dentro dessas comunidades", declarou a ministra do Meio Ambiente em entrevista coletiva na capital.
Leia mais: Roda Viva entrevista Maria Ressa, ganhadora do Nobel da Paz; conheça a bancada
Encontro entre Lula e Scholz deve abordar as relações comerciais entre Brasil e Alemanha
"Os recursos do Fundo Amazônia serão deslocados para ações emergenciais. Essas ações estão sendo tratadas em vários níveis, que envolvem a questão da saúde, o tratamento ao problema da grave situação de fome, que está assolando as comunidades, a parte de segurança, para que essas pessoas possam ficar em suas comunidades”, destacou Marina.
O Fundo Amazônia tem como objetivo arrecadar dinheiro para investir na preservação da Floresta Amazônica e na qualidade de vida dos habitantes locais.
O fundo ficou paralisado entre abril de 2019 até o final de 2022. Neste período, o ex-presidente Bolsonaro revogou 250 decretos, que por sua vez incluíam a criação do Comitê Orientador do Fundo Amazônia (COFA ) e do Conselho Técnico do Fundo Amazônia (CTFA ).
REDES SOCIAIS