Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula (PT) afirmou nesta segunda-feira (30) que seu governo tem como objetivo acabar com os garimpos ilegais na terra yanomami. A declaração aconteceu após reunião do chefe do Executivo com o chanceler alemão, Olaf Scholz, no Palácio do Planalto, em Brasília.

No encontro, os dois trataram sobre a proteção à Amazônia. Nesta segunda, a Alemanha anunciou a doação de 200 milhões de euros para ações ambientais no Brasil. Na cotação atual, o valor pode chegar a R$ 1,1 bilhão.

“Tivemos um governo que poderia ser tratado como um governo genocida. Porque ele [Bolsonaro] é um dos culpados para que aquilo acontecesse. Ele que fazia propaganda que as pessoas tinham que invadir o garimpo, que podia jogar mercúrio. Tá cheio de discurso dele falando isso. Então decidimos tomar uma decisão: para com a brincadeira. Não terá mais garimpo. Se vai demorar um dia ou dois eu não sei, pode demorar um pouco, mas que nós vamos tirar vamos”, disse.

Os 203 milhões de euros serão divididos entre diferentes iniciativas. Cerca de 35 milhões de euros serão enviados ao Fundo Amazônia e 31 milhões de euros para apoio a estados da Amazônia, o objetivo é implementação de medidas "ambiciosas" para maior proteção da floresta.

“Esses recursos do Fundo [Amazônia] que nós estamos trabalhando é para que haja um aporte de recursos rápido para as ações institucionais, sem prejuízo de comunidade no médio prazo”, destacou o presidente.

Outros 29,5 milhões de euros vão para o fundo garantidor de eficiência energética para pequenas e médias empresas; 5,37 milhões de euros em projeto de consultoria para o fomento de energias renováveis na indústria e no setor de transportes; 13,1 milhões de euros para reflorestamento de áreas degradadas; 9 milhões de euros para apoio a cadeias de abastecimento sustentável; 5,37 milhões de euros para consultoria para o fomento de energias renováveis na indústria e no setor de transportes.

O maior valor, cerca de 80 milhões, será reservado para agricultores que tenham acesso a linhas de crédito a juros reduzidos.