Aloizio Mercadante assume a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nesta segunda-feira (6).
A cerimônia, que ocorre no Teatro Arino Ramos Ferreira, na sede do banco, no Rio de Janeiro, conta com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).
O anúncio de seu nome para o cargo foi feito pelo petista em 13 de dezembro do ano passado, em evento no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, durante a transição de governo. A indicação foi aprovada por unanimidade pelo Conselho de Administração do BNDES em 25 de janeiro.
Nas redes sociais, o petista celebrou a posse acompanhada de uma foto ao seu lado junto com Alckmin: "Estou botando muita fé na gestão de Aloizio Mercadante no @BNDES. Ele tem uma missão: fazer o BNDES voltar a ser motivo de orgulho para o povo".
Quem ele é?
Graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), é mestre em Ciência Econômica e doutor em Teoria Econômica, ambos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professor licenciado de Economia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professor aposentado da Unicamp.
Mercadante já atuou como deputado federal, vice-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), secretário de relações internacionais da sigla, e candidatou-se à vice-presidência nas eleições de 1994, na chapa de Lula.
REDES SOCIAIS