O presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD) se reuniu, nesta terça-feira (7), com o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), para discutir a criação de uma comissão externa para acompanhar a crise humanitária que ocorre na Terra Indígena Yanomami.
“É de extrema importância, com a participação efetiva do Senado, que consigamos identificar formas de transformar esse cenário desolador e assegurar que a população indígena tenha acesso à saúde, educação e a garantia da inviolabilidade de suas terras e das suas tradições”, escreveu Pacheco nas redes sociais.
Leia também: Petrobras anuncia redução de 8,8% no preço do diesel para as distribuidoras
Os senadores Chico Rodrigues, Dr. Hiran e Mecias de Jesus também participaram da reunião no Senado. Em coletiva de imprensa após o encontro, o governador de Roraima afirmou que há uma série de “ações propostas para solucionar o problema dos garimpeiros em áreas indígenas”.
Uma delas, inclusive, é a criação de programas sociais que possam atender garimpeiros quando saírem da área em que estão trabalhando.
A Força Aérea Brasileira (FAB) determinou, na última segunda-feira (6), a criação de corredores aéreos para a saída voluntária de garimpeiros da Terra Indígena Yanomami. A medida ocorre após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinar um decreto determinando o controle do espaço aéreo na região em busca de combater o garimpo ilegal.
Leia também: “Não querem conviver com a divergência”, diz Janaina Paschoal sobre abaixo-assinado
REDES SOCIAIS