O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Janja desembarcaram, nesta quinta-feira (9), nos Estados Unidos. O chefe do Executivo tem um encontro marcado com o presidente norte-americano Joe Biden.
Lula anunciou a chegada ao país pelas redes sociais, com uma foto desembarcando do avião por um tapete vermelho: “Chegamos”.
Veja:
Leia também: Roda Viva entrevista presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, nesta segunda-feira (13)
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, a reunião deve acontecer nesta sexta-feira (10) na Casa Branca, sede do governo dos Estados Unidos, durante a tarde.
Os dois presidentes derrotaram nas urnas adversários que acenavam com a extrema-direita e ambos assumiram os cargos em um cenário de denúncias infundadas de fraude eleitoral que levaram a ataques contra sedes dos três Poderes em Brasília, em 8 de janeiro, e contra o Capitólio, em 6 de janeiro de 2021. Por isso, o encontro carrega simbolismos é visto com tanta expectativa.
Após ser eleito em outubro do ano passado, Lula já falou com Biden por telefone duas vezes. Desde o primeiro contato, os dois acenam com um estreitamento de relação entre os países.
Leia também: Tarcísio de Freitas veta projeto de distribuição de absorventes em SP
Os EUA são o terceiro país visitado por Lula desde que tomou posse, em 1º de janeiro. Ele já foi a Buenos Aires, na Argentina, e a Montevidéu, no Uruguai.
REDES SOCIAIS