A competição Wildlife Photographer of the Year, organizada pelo Museu de História Natural de Londres, elegeu as melhores fotografias de vida selvagem na categoria de escolha popular. A fotografia vencedora, de Sascha Fonseca, e as demais finalistas foram anunciadas pelo site do museu.
A fotografia vencedora:
“Mundo do leopardo das neves”, de Sascha Fonseca
Durante um projeto de três anos, Sascha elaborou um projeto fotográfico sem o uso de iscas nas montanhas de Ladakh, no Himalaia indiano. A armadilha capturou um leopardo-das-neves, conhecido como “fantasma das montanhas”, devido à capacidade do animal de se misturar ao ambiente.
No site do museu, Sascha afirmou: “metade foi uma boa preparação e os outros 50% foram apenas sorte”. Ele destaca ter criado seu próprio equipamento de modo a suportar as condições extremas do ambiente: “quando comecei com este projeto do leopardo da neve, as pessoas diziam que era uma loucura e que não funcionaria”.
De mais de 30 mil imagens inscritas no concurso, somente 25 foram selecionadas para votação aberta, cinco ficaram entre as finalistas, sendo a de Sascha a fotografia vencedora.
Veja as imagens: Webstories - "Veja as 5 melhores fotografias de vida selvagem eleitas em Concurso"
As outras quatro finalistas:
“Segurando”, de Igor Atuna
O leopardo da foto aparece carregando um macaco pelos dentes após matá-lo no Parque Nacional South Luangwa, na Zâmbia. O bebê do macaco ainda estava vivo e agarrado à mãe.
“O predador caminhou de volta para seu próprio filhote, que brincou com o bebê macaco por mais de uma hora antes de matá-lo, quase como se tivesse recebido uma presa viva como uma lição de caça”, destacou Igor.
“Retrato de Olobor”, de Marina Cano
Marina realizou o retrato do leão Olobor, enquanto ele descansava, na Reserva Nacional Maasai Mara, no Quênia. O felino faz parte de um grupo de cinco machos no bando de Black Rock. A fotógrafa teve o intuito de capturar um olhar majestoso e desafiador do animal contra o fundo escuro, ela abaixou a câmera do veículo para obter um retrato na altura dos olhos.
“Afeto de raposas”, de Brittany Crossman
Um par de raposas se cumprimenta como num afeto íntimo, na Ilha Prince Edward, no Canadá. As raposas vermelhas têm período de acasalamento no inverno, logo, é comum encontrá-las juntas nesse período.
“Entre as flores”, de Martin Gregus
Martin registrou um filhote de urso polar brincando entre uma plantação de erva-de-fogo na Baía de Hudson, no Canadá. A fim de capturar o mundo do ângulo do filhote, o fotógrafo colocou sua câmera no nível do solo entre as flores silvestres. Além disso, teve que julgar o momento que o urso apareceria no enquadramento, já que estava a uma distância considerável de modo que a foto fosse realizada com segurança.
Quem estiver na capital britânica, poderá conferir as fotografias que ficarão expostas no Museu de História Natural de Londres até julho de 2023.
REDES SOCIAIS