A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (16) a operação Cyber Impetum, que visa investigar uma organização criminosa responsável por fraudar mais de R$ 1,9 milhão de contas bancárias de prefeituras de diversos estados.
Nos estados do Maranhão, Piauí, São Paulo e Tocantins, bem como no Distrito Federal, agentes cumprem 13 mandados de busca e apreensão.
“De acordo com os dados apresentados pela instituição financeira lesada, o grupo criminoso, com uso de engenharia social, realizou acessos e transações fraudulentas, ocasionando prejuízos financeiros aos clientes - pessoas jurídicas, órgãos e entidades governamentais”, aponta a PF em nota.
Leia mais: Vigilância on-line é tema do Linhas Cruzadas desta quinta-feira (16)
Mais de 8,6 mil obras seguiam paralisadas ao final de 2022, mostram dados TCU
Os investigados podem responder pelos crimes de organização criminosa, furto qualificado mediante fraude em ambiente cibernético e lavagem de dinheiro.
A corporação completa que, “além dos clientes que formalizaram o registro de ocorrência ilícita junto à instituição financeira, também foram identificados acessos, que ocorreram em contas de diversos outros clientes que até o momento não registraram contestações. Tal informação indica que o dinheiro desviado pelos criminosos pode superar o montante identificado até o momento”.
REDES SOCIAIS