O governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) vistoriou, nesta quinta-feira (2) as condições da Barragem e Eclusa da Penha, localizada na cidade de São Paulo. Durante a ação, ele anunciou medidas para reduzir os impactos das cheias na Região Metropolitana. A estrutura tem papel importante no sistema hídrico por ser responsável pelo controle de vazão do Rio Tietê e por regular as cheias na Bacia do Alto Tietê.
Além de recuperar a funcionalidade de quatro das seis comportas da infraestrutura hídrica, Tarcísio falou que adotará um plano de desassoreamento de rios. Para isso, será preciso desenvolver um plano de ocupação territorial para retirar milhares de famílias em áreas de várzea no estado.
Leia também: “Não estamos trabalhando com perspectiva de recessão”, afirma Fernando Haddad
“Essa barragem tem um papel fundamental para o controle de cheias na cidade de São Paulo, com a operação conjunta com o Pinheiros. Vamos fazer uma obra de recuperação das comportas que não estão funcionando hoje. Em dois meses, devemos estar com operação plena das seis comportas. Vamos iniciar um grande programa de desassoreamento do Tietê e outros rios”, destacou o governador.
Tarcísio de Freitas detalhou como será feito o processo para desassorear os rios. “Vamos trabalhar em duas etapas. Em uma primeira, fazendo contratos de desassoreamento. E vamos pensar em uma parceria público-privada, que será ainda mais abrangente, com controle de determinados aspectos que têm interferência em cheias. Mas aí há um tempo de modelagem que vamos precisar.”
Leia também: Lula pede fiscalização para programa Bolsa Família: “Chegar a quem precisa”
REDES SOCIAIS