Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

GettyImages
GettyImages

Mulheres ocupam apenas 29% dos cargos de liderança nas indústrias do Brasil. Já os homens representam 71%. Além disso, apenas 14% das empresas têm áreas específicas dedicadas à promoção de igualdade de gênero no local de trabalho, sendo que apenas 5% contam com orçamento próprio.

Os dados são da pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Instituto FSB. O estudo foi divulgado na manhã desta quarta-feira (8). Segundo o levantamento, a proporção média de funcionários e funcionárias nas empresas também é desigual. Homens são 70%, mulheres representam 30%.

Leia também: Governo envia ao Congresso projeto de igualdade salarial entre gêneros, diz ministra

Câmara aprova MP que cria programa de combate ao assédio sexual nas escolas

A pesquisa ainda aponta que 20% das empresas questionadas afirmaram ter a intenção de aumentar os recursos voltados a ações para tratar igualdade de gênero nos ambientes profissionais. Tal meta é observada, sobretudo, em empresas lideradas por mulheres (23%), contra 18% das lideradas por homens.

Ainda segundo o estudo da CNI, o preconceito é o principal entrave para a implementação de programas de igualdade. A cultura machista vem em seguida. Dos executivos ouvidos, 14% disseram não ver barreiras.

Os instrumentos mais usados pelas empresas para diminuir a desigualdade entre homens e mulheres na indústria são:

- Paridade salarial (77%);

- Política que proíbe discriminação em função de gênero (70%);

- Programas de qualificação de mulheres (56%);

- Programas de liderança para estimular a ocupação de cargos de chefia por mulheres (42%);

- Licença maternidade de seis meses (38%).