Arthur Chioro toma posse como presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
A maior rede de hospitais públicos do Brasil é vinculada ao Ministério da Educação
09/03/2023 18h11
O ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, deu posse ao médico e ex-ministro da Saúde, Arthur Chioro, como presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), nesta quinta-feira (9).
A estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) administra 41 hospitais universitários federais espalhados pelo país. Chioro e seu vice-presidente, o médico sanitarista Daniel Beltrammi, foram escolhidos por meio de eleição dos nomes da Diretoria Executiva pelo Conselho de Administração da Ebserh (CA), com base em uma prerrogativa da Lei das Estatais.
Leia também: Alexandre de Moraes diz que STF analisa casos de golpistas de forma individual
A solenidade de posse ocorreu no auditório do MEC, em Brasília, e reuniu diversas autoridades, como a ministra da Saúde, Nísia Trindade; os senadores Humberto Costa e Marcelo Castro; e os deputados federais Maria do Rosário, Pedro Westphalen e Jorge Solla. Eles compuseram a mesa ao lado do ministro Camilo Santana, Chioro e Beltrammi.
Em sua fala, Camilo Santana disse que, em breve, o presidente Lula anunciará uma Portaria Interministerial para cuidar das residências médicas e dos cursos de medicina, a fim de melhorar a qualidade do atendimento na área da saúde.
“Temos que acabar com as filas no SUS. É preciso garantir a qualidade na formação dos médicos, bem como mais médicos lá na ponta dos municípios brasileiros”, afirmou.
Arthur Chioro reforçou a importância da Ebserh em seu discurso de posse como presidente da estatal. Destacou, por exemplo, como em um curtíssimo espaço de tempo a Ebserh se transformou em uma das maiores empresas públicas do Brasil e a maior empresa na área da administração hospitalar.
Leia também: Barroso deixa a UTI do Hospital Sírio Libanês e se recupera após cirurgia
“Os hospitais da Ebserh trazem também a missão de formar recursos humanos para saúde, médicos enfermeiros, profissionais da área de psicologia, fisioterapia, enfim de todas as áreas da saúde, e têm adicionalmente o desafio do ensino e da pesquisa. Se eles estão vinculados às universidades, às faculdades de medicina, de enfermagem, dos cursos da área da saúde, eles trazem no seu bojo esse desafio de produção de conhecimento para atender às necessidades do SUS”, afirmou.
Quem é Arthur Chioro
Arthur Chioro é professor universitário da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), médico e doutor em saúde coletiva. Foi ministro da Saúde (MS) entre 2014 e 2015 e tem amplo conhecimento na área de gestão, já tendo também atuado como Diretor do Departamento de Atenção Especializada do MS e secretário de saúde de São Vicente e São Bernardo do Campo (SP). Foi presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo por três mandatos. É também pesquisador na área de planejamento e gestão em saúde.
REDES SOCIAIS