Notícias

“O que falta para processar Bolsonaro?”, afirma Gleisi Hoffmann sobre joias

Segundo a parlamentar, há indícios para a abertura de uma investigação


09/03/2023 18h08

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, comentou nesta quinta-feira (9) sobre o caso das joias enviadas pela a Arábia Saudita ao governo de Jair Bolsonaro. Segundo a parlamentar, há indícios para a abertura de uma investigação.

“O que falta para processar Bolsonaro que mandou afanar as joias pra Michelle, o ex-chefe da Receita que coagiu funcionários a liberarem os diamantes e os cinco militares que participaram do esquema? Tem vídeo, mensagens, ofício e tudo mais”, escreveu em uma rede social.

Leia mais: Depoimento de Bento Albuquerque sobre caso das joias é adiado

A entrada das joias no país foi revelada pelo jornal "O Estado de S. Paulo", na sexta-feira (3). Os itens foram encontrados na mochila do militar Marcos André dos Santos Soeiro, que assessorava o então ministro Bento Albuquerque, em outubro de 2021.

No aeroporto de Guarulhos, ele tentou passar pela alfândega na fila do "nada a declarar". Entretanto, pela lei, ele deveria ter declarado as joias e ter pagado uma taxa de 50% do valor total.

Foram enviados de presente um estojo com uma caneta, um anel, um relógio, um par de abotoaduras e um terço. Os outros presentes seriam as joias avaliadas em 3 milhões de euros, o que equivale a R$ 16,5 milhões.

Bento e o ex-assessor da pasta Marcos André Soeiro foram intimados na quarta-feira (8) pela Polícia Federal no inquérito que apura a entrada de joias recebidas pela Arábia Saudita e que foram apreendidas pela Receita Federal.

O ex-presidente Jair Bolsonaro confirmou ter incorporado ao seu acervo pessoal parte dos presentes encaminhados pela Arábia Saudita. A declaração foi dada à CNN Brasil. Ele afirmou que não houve ilegalidade no episódio. “Não teve nenhuma ilegalidade. Segui a lei, como sempre fiz”.

Leia também: Alexandre de Moraes diz que STF analisa casos de golpistas de forma individual

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“O que falta para processar Bolsonaro?”, afirma Gleisi Hoffmann sobre joias

Alexandre de Moraes diz que STF analisa casos de golpistas de forma individual

Barroso deixa a UTI do Hospital Sírio Libanês e se recupera após cirurgia

MP abre inquérito para apurar possíveis irregularidades por queda de teto no shopping em Osasco

Com unidade móvel, Poupatempo emite mais de 3,5 mil documentos no Litoral Norte