Um asteroide de 50 metros de diâmetro tem chances, ainda que mínimas, de colidir com a Terra daqui 23 anos. Descoberto recentemente pela Agência Espacial Americana (NASA), o objeto espacial, que tem tamanho equivalente a uma piscina olímpica, terá sua maior aproximação no dia 14 de fevereiro de 2046, data em que se comemora o Dia Dos Namorados (Valentine's Day) nos Estados Unidos.
O Departamento de Coordenação de Defesa Planetária (PDCO) divulgou que a chance do asteroide denominado “2023 DW” colidir com a Terra é de cerca de 1 em 625. Mesmo que a proximidade seja de nível considerável, a NASA destaca que as chances reais de impacto são muito pequenas.
Leia mais: Roda Viva recebe a cartunista Laerte Coutinho nesta segunda-feira (13)
Em comunicado publicado na última terça-feira (7) em rede social, a Nasa afirmou que o asteroide permanecerá em constante monitoramento:
“Temos rastreado um novo asteroide chamado 2023 DW que tem uma chance muito pequena de impactar a Terra em 2046. Muitas vezes, quando novos objetos são descobertos pela primeira vez, são necessárias várias semanas de dados para reduzir as incertezas e prever adequadamente suas órbitas anos no futuro”, afirmou perfil da Nasa “Asteroid Watch”.
We've been tracking a new asteroid named 2023 DW that has a very small chance of impacting Earth in 2046. Often when new objects are first discovered, it takes several weeks of data to reduce the uncertainties and adequately predict their orbits years into the future. (1/2) pic.twitter.com/SaLC0AUSdP
— NASA Asteroid Watch (@AsteroidWatch) March 7, 2023
Leia mais: Jair Renan, filho de Bolsonaro, elogia discurso transfóbico de Nikolas: “Acertando em cheio”
REDES SOCIAIS