Ibovespa tem recuo de 2% e Magazine Luiza registra queda de 13% na bolsa
O maior indicador das ações do país tem queda em 100 mil pontos
23/03/2023 16h22
O Ibovespa, mais importante indicador do desempenho das ações negociadas na B3, apresenta queda de aproximadamente 2% nesta quinta-feira (23). A redução se dá num cenário em que investidores repercutem os juros do Brasil e dos Estados Unidos. Dentre as ações do mercado que mais tiveram queda, está a Magazine Luiza, com recuo de 13%.
Durante a tarde, às 16h, o índice registrava queda de 2,22%, com 97.996 pontos. O valor é o menor desde julho de 2022, quando a bolsa operava abaixo dos 100 mil pontos.
Empresas varejistas e construtoras, como a Magazine Luiza, são as que registram maiores perdas nesta quinta (23).
Leia mais: Escritor indígena Ailton Krenak será uma das atrações da Festa Literária de Praia do Forte (BA)
Vale destacar que a queda acontece um dia após o Copom, Comitê de Política Monetária do Banco Central, decidir manter a taxa básica de juros anual (Selic) em 13,75%.
Ao longo das últimas semanas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou uma série de críticas a taxa de juros mantida pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto. Nesta quinta (23), em discurso em evento no Rio de Janeiro, Lula falou sobre a gestão do órgão: “Ele não foi eleito pelo povo, não foi indicado pelo presidente, ele foi indicado pelo Senado”.
As críticas do chefe do Executivo também se tornam possíveis fatores para a instabilidade do mercado. Somado com os valores de quarta (22), o índice acumula recuo de cerca de 4,49% no mês e de 8,67% no ano.
Leia mais: Governo de São Paulo libera concessão de duas novas linhas de trem
REDES SOCIAIS