Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

GettyImages
GettyImages

O setor de franquias fechou o último trimestre de 2022 com faturamento de R$ 63,8 bilhões, 12,6% superior ao registrado no mesmo período de 2021. De acordo com os dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Pelos cálculos da associação, cada unidade de franquia gera, em média, nove empregos diretos. O setor gerou 1.589.276 postos de trabalho em 2022, um aumento de 12,6%, na comparação com 2021 (1.411.319 vagas).

Em entrevista ao site da TV Cultura, o especialista no mercado de franquias e sócio fundador do Grupo Goakira, José Fugice, afirma que isso é mais um comportamento que ocorre, principalmente no momento de mais instabilidade econômica.

“As pessoas que gostam, que querem ou até mesmo que precisa empreender acabam buscando realizar esse sonho de uma forma mais segura e a franquia é uma alternativa para isso porque a pessoa conta com toda a estrutura, suporte e marca de um franqueador que já testou e sabe qual o caminho precisa ser feito para ganhar dinheiro”, explica o especialista.

No Brasil, o empreendedorismo ainda é marcado pelo investimento por necessidade e falta de outras oportunidades no mercado de trabalho, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

De acordo com Fugice, muitos setores ainda não chegaram ao patamar que estavam antes da pandemia do coronavírus. Além de muitas pessoas adotarem novos comportamentos na hora da compra, como o aumento de vendas dos produtos online.

“Hoje em dia tem muitas categorias de produtos que antes da pandemia era impensável consumir de forma online, como por exemplo frutas, legumes e vegetais. O consumidor ia até o supermercado para poder comprar. Muita gente passa agora a incorporar essa forma de consumir online. Então isso fez com o que essa ida no ponto de venda diminuísse”, acrescenta.

Esse novo modelo faz com que o empresário seja mais criativo. O ponto de venda tinha um papel mais passivo, esperava o cliente entrar na loja, hoje o empreendedor/varejista tem que ter atitudes mais proativas e ir atrás dessas pessoas, relata.

José Fugice afirma que em torno de 80% das pessoas querem investir em franquias de até 100 mil reais e assim buscam o segmento que está disponível dentro desse valor.

O sócio fundador do Grupo Goakira explica que a organização é um ecossistema de serviços e soluções para o mercado de franquias e varejo, que presta consultoria com objetivo de acelerar o crescimento das empresas, através do atingimento das metas e dos resultados dos clientes.

Para este ano, a expectativa é de que o faturamento cresça entre 9,5% e 12%. Quanto à empregabilidade do setor, espera-se também um crescimento de 10%, mesmo patamar estimado para as operações.

GettyImages

Franquias que expandiram

A ABF afirmou que o setor recuperou o nível que mantinha antes da pandemia de Covid-19, em termos de faturamento. Em 2019, quando a crise sanitária ainda não havia surgido, o segmento faturou R$ 186,7 bilhões.

No ano passado, a receita foi de R$ 211,4 bilhões, 14,3% acima do valor atingido em 2021, de R$ 185 bilhões. Algumas redes de franquias expandiram nos últimos anos e são exemplos dos números apresentados.

Federal Invest

A Federal Invest, maior rede de fomento comercial do país, auxilia milhares de empresas. Somando 100 unidades distribuídas em todo o território nacional. Durante a pandemia houve uma queda significativa de 50% na abertura de unidades, e mesmo com essa queda foram abertas em 2022. O plano da rede é no primeiro semestre de 2023 abrir 12 unidades até julho e 30 unidades até dezembro.

Euro Colchões

Indo na contra mão onde empresas diminuíram os seus faturamentos e fecharam lojas, a Euro Colchões abriu mais quatro lojas durante a pandemia, seguindo o ritmo em 2021 com abertura de nove lojas e 2022 com mais 12. O plano da empresa é abrir 15 unidades neste ano.

StarsClinics

Fundada em 2021 em São Paulo, a StarsClinics, rede de franquias de ‘clínicas full’, no segmento de saúde, beleza e bem-estar. Apesar de vim de um cenário pós pandêmico a abriu cinco unidades em 2022 e 18 unidades estão em implantação para o primeiro bimestre de 2023.

Turquesa Esmalteria e Salões de Beleza

Inaugurada em 2012, a rede de franquias especializada em serviços de beleza possui mais de 110 unidades espalhadas pelo Brasil.

Nos últimos 2 anos, a rede apresentou um crescimento. Saindo de um cenário pós pandemia, a rede inaugurou 27 unidades, com plano de expansão para todo o Brasil, finalizando 2023 com mais de 200 unidades.