Notícias

Ministro Ricardo Lewandowski deixa o STF na próxima terça-feira (11)

Decreto que concede a aposentadoria ao ministro foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira (6)


06/04/2023 07h27

Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), irá deixar a Corte na próxima terça-feira (11). O decreto que concede a aposentadoria ao ministro foi assinado pelo presidente Lula e pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino e publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira (6).

No dia 30 de março deste ano, Lewandowski anunciou que anteciparia sua aposentadoria em um mês. Pela lei, os ministros devem deixar a Corte ao completar 75 anos. O magistrado chegará a esta idade no dia 11 de maio.

Leia também: Governo pede que projeto que pode isentar militares de punição em operações de GLO seja retirado de tramitação

Menina de nove anos é baleada e morre após tiroteio entre traficantes no RJ

Na ocasião, ele disse que antecipou a saída por conta de compromissos acadêmicos. "Eu pedi que a minha aposentadoria fosse tornada efetiva a partir do dia 11 de abril. Esta minha antecipação se deve a compromissos acadêmicos e profissionais que me aguardam. Eu agora encerro um ciclo da minha vida e vou iniciar um novo ciclo".

Com a vaga aberta no tribunal, caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva fazer a primeira indicação para a Corte no terceiro mandato presidencial.

Lewandowski afirmou que não conversou com o presidente Lula para sugerir nomes para sucedê-lo no tribunal. "Penso que meu sucessor deverá ser fiel à Constituição, fidelíssimo à Constituição, aos direitos e garantias fundamentais nas suas várias gerações, mas precisa ser, antes de mais nada, corajoso e enfrentar as enormes pressões que um ministro do STF tem que enfrentar no seu cotidiano".

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo pede que projeto que pode isentar militares de punição em operações de GLO seja retirado de tramitação

Menina de nove anos é baleada e morre após tiroteio entre traficantes no RJ

Wilson Moherdaui critica depoimento de Bolsonaro no caso das joias sauditas: “Respostas absurdas”

Municípios receberão bônus em privatização da Sabesp, revela Tarcísio de Freitas

Senado decreta luto oficial de três dias após ataque em creche de Blumenau