A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) indiciou por xenofobia Angela Machado, diretora de Responsabilidade Social e esposa do presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, por uma publicação com declaração preconceituosa aos nordestinos.
Leia mais: Lula volta a criticar taxa de juros: "Estão brincando com o país"
A postagem aconteceu após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL) na eleição presidencial. Ela atacou a região onde Lula venceu com larga vantagem.
"Ganhamos onde produz, perdemos onde se passa férias. Bora trabalhar porque se o gado morre, o carrapato passa fome", escreveu ela.
Lula obteve 69,34% dos votos na região Nordeste, enquanto Bolsonaro ganhou nas outras regiões.
De acordo com o portal do G1, a delegada Rita Salim explicou que a publicação caracterizou uma conduta preconceituosa e ofensiva contra todo o povo nordestino e “ganhou repercussão negativa nas redes sociais e mídia".
"Angela foi intimada e ouvida em sede policial, confirmando a realização da postagem em seu perfil da rede social e alegando que não foi a criadora da frase postada, mas apenas “repostou”, sem a intenção de desqualificar o povo nordestino”, diz a polícia.
O site da TV Cultura entrou em contato Angela Machado mas não obteve retorno até a última atualização desta matéria.
Leia também: Cerrado bate recorde de desmatamento no primeiro trimestre de 2023, aponta Inpe
REDES SOCIAIS