Notícias

PF ouve nesta quarta-feira (12) depoimentos de militares sobre atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que caberá à Corte julgar militares envolvidos nos atos de 8 de janeiro


12/04/2023 06h16

A Polícia Federal (PF) começa a ouvir nesta quarta-feira (12) o depoimento de cerca de 80 militares sobre os atos golpistas do dia 8 de janeiro. Na ocasião, bolsonaristas radicais invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília. Militares das Forças Armadas e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) devem ser ouvidos.

Entre os que devem depor estão o general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, que chefiava o Comando Militar do Planalto no dia dos ataques, e o coronel Jorge Fernandes da Hora, que comandava o Batalhão da Guarda Presidencial.

Leia também: “Centrão é a turma que usa a política para fazer negócio”, explica empresário Eduardo Moreira

Empresário Eduardo Moreira conta como foi morar com o MST: “Pessoas com sentimento de coletividade”

Em fevereiro, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que caberá à Corte julgar militares que possam estar envolvidos nos atos antidemocráticos.

Moraes também abriu investigação sobre a participação ou possível omissão de militares da Polícia Militar do Distrito Federal e das Forças Armadas na ocasião. A decisão foi tomada após analisar um requerimento da PF.

Ao fazer o pedido de investigação para Moraes, a PF justificou que policiais militares ouvidos na 5ª fase da Operação Lesa Pátria "indicaram possível participação/omissão dos militares do Exército Brasileiro, responsáveis pelo Gabinete de Segurança Institucional e pelo Batalhão da Guarda Presidencial".

Segundo o ministro, todos os crimes em questão estão previstos no Código Penal e que a lei não faz distinção entre investigados civis ou militares.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

General Heleno confirma presença na CPI dos atos antidemocráticos em Brasília

“Vou lutar para ela ficar”, diz líder do União Brasil sobre ministra do Turismo na sigla

STF marca primeiro julgamento de denunciados por atos golpistas de 8 de janeiro

Feira do Livro da Unesp volta a ter versão presencial e oferece descontos de mais de 50%

"#TwitterApoiaMassacres”: Termo viraliza nas redes contra postura da plataforma com posts violentos