A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi condenada a pagar R$ 20 mil de indenização por dano moral à ex-deputada Manuela D'Ávila (PCdoB-RS).
A decisão foi tomada nessa quinta-feira (13), por unanimidade, pelos desembargadores da 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.
A condenação está relacionada a uma publicação feita por ela em 2022 na qual associa a política à "esquerda genocida".
Em uma montagem, Zambelli coloca Manuela ao lado das deputadas federais Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e Talíria Petrone (PSOL-RJ) e as três aparecem com chifres e olhos vermelhos. O post foi feito após as três parlamentares comemorarem nas redes sociais a descriminalização do aborto na Colômbia.
Leia também: “Não conheço Shein, conheço Amazon, onde compro livro todo dia”, afirma Fernando Haddad
Na decisão, Túlio de Oliveira Martins, relator do caso, afirma que "restou demonstrada a conduta ilícita da ré na medida em que ultrapassou do seu direito à expressão e à livre manifestação, configurando excesso e causando danos e prejuízos imateriais à autora".
No Instagram, Manuela publicou um texto no qual expõe: Ter a imagem associada ao diabo, ao mal maior, é algo frequente quando somos vítimas de campanhas permanentes por parte dos grupos de extrema direita".
A TV Cultura entrou em contato com Carla Zambelli para falar sobre a decisão judicial, mas não obteve retorno até a última atualização desta publicação.
REDES SOCIAIS