No Dia Mundial da Doença de Chagas, celebrado nesta sexta-feira (14), a maioria das pessoas com a doença, que é em grande parte assintomática, não é diagnosticada ou recebe atendimento médico até que desenvolva uma infecção crônica, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Leia mais: Zambelli é condenada a pagar R$ 20 mil de indenização para Manuela D'Ávila por dano moral
Estima-se que entre seis e sete milhões de pessoas estão infectadas em todo o mundo, a maioria delas na América Latina. Além disso, 75 milhões estão em risco de contrair a doença. Cerca de 30 mil novos casos e 10 mil mortes são relatados na América Latina a cada ano.
“Chagas é uma doença que poucos conhecem, embora afete milhões de pessoas. Apelo aos governos, pessoal de saúde e trabalhadores comunitários para que façam esforços adicionais para trabalhar em conjunto e concentrar a atenção nas populações mais vulneráveis, de modo que possamos em breve eliminar Chagas como um problema de saúde pública”, disse o diretor da Opas, Jarbas Barbosa, em comunicado.
Chagas é uma doença parasitária potencialmente fatal causada pelo microorganismo Trypanosoma cruzi. É transmitida aos seres humanos por insetos conhecidos como barbeiros, transfusão de sangue ou transplante de órgãos, consumo de alimentos contaminados, durante a gravidez e o parto. É quase 100% curável se detectada e tratada precocemente.
Leia também: Riquelme deve se candidatar à presidência do Boca Juniors, diz jornal argentino
REDES SOCIAIS