“Flexibilização de armas na sociedade não é política de segurança pública”, afirma secretário Guilherme Derrite
No Roda Viva, secretário de Segurança Pública debate política de flexibilização na compra de armas, pauta do governo Bolsonaro
17/04/2023 23h48
O Roda Viva recebe Guilherme Derrite, secretário de Segurança Pública do estado de São Paulo, nesta segunda-feira (17).
Durante a sabatina, o jornalista César Galvão cita a questão dos CACs (Caçadores, Atiradores e Colecionadores de Armas), que cresceram durante o governo Bolsonaro, e alguns casos de armamentos que caíram nas mãos do crime. Sendo assim, ele pergunta ao secretário como as policias está trabalhando para recuperar esse armamento.
Derrite explica que o trabalho de apreensão de armas do crime não deve se misturar com a política de facilitação da comprar de armamento. Na visão dele, são temas diferentes e os debate dos CACs não devem entrar no debate de segurança pública.
“Entendo que isso [medidas para facilitação de compra de armas] seja uma política de autodefesa, da pessoa e sua família. Os casos de CACs que vendem armas para criminosos são excessão. Uma coisa que devemos diferenciar é que arma na mão de criminoso é uma coisa, e flexibilização para um cidadão idôneo possa se defender é outra. Lamentavelmente, criminosos vão se utilizar de algo que é era para ser usado apenas por pessoas idôneas”, afirma.
Leia também: “Fecha as pernas”: SPTrans lança campanha contra "manspreading"
O Secretário, para embasar seu argumento, cita o caso do PIX, que foi usado por criminosos e o índice de sequestros relâmpagos aumentou exponencialmente.
Assista ao programa completo:
Participam da bancada de entrevistadores Débora Freitas, apresentadora da rádio CBN, Mariana Zylberkan, repórter do jornal Folha de S. Paulo, César Galvão, jornalista especialista em reportagens de Segurança Pública, Marcelo Godoy, repórter especial e colunista do Estado de S. Paulo, e Renato Sérgio Lima, diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
Com apresentação de Vera Magalhães, a entrevista vai ao ar ao vivo, a partir das 22h, na TV Cultura, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS