No dia da celebração do Povo Indígena, o jornalismo da TV Cultura conversou com exclusividade com o Secretário-Executivo do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) Antônio Eduardo de Oliveira. Na visão dele, apesar da data, não há reais motivos de celebração.
“Ainda não dá para comemorar uma vitória ou até mesmo comemorar esse dia. Nós temos muito desafios pela frente, apesar do atual governo sinalizar com uma mudança substancial na relação com os povos indígenas. Mas, ainda é preciso ter um processo de mobilização constante para efetivação dos direitos”, afirma Oliveira.
O secretário também explica que as dificuldades dos povos indígenas nos últimos anos vem pelo descaso do Governo Bolsonaro. Além de não auxiliar, ele diz que o ex-presidente até jogava contra.
Além da falta de cuidados de governos com os povos indígenas, Oliveira também ressalta o preconceito da sociedade.
Leia também: Relembre seis personalidades indígenas que já passaram pelo Roda Viva
“Permanece ainda um preconceito muito grande em relação aos indígenas no Brasil. Não é só tarefa do governo. A sociedade, como um todo, precisa se conscientizar que a demarcação de um território, a proteção dele, a vida dos povos representa fatores positivos para toda sociedade”, explica.
Assista a entrevista completa:
REDES SOCIAIS