Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Montagem/TV Cultura
Montagem/TV Cultura

Comemorado todo 19 de abril, o "Dia do Índio" passou a ser chamado oficialmente de "Dia dos Povos Indígenas" com o objetivo de enaltecer a cultura nativa além dos estigmas. 

Para celebrar a data, o site da TV Cultura destaca seis lideranças indígenas, de diferentes etnias, que estiveram no programa Roda Viva nos últimos anos.

As lideranças que estiveram na atração relembram a importância de desconstruir os estereótipos midiáticos da figura dos povos originários e enfatizam que suas verdadeiras lutas são por reconhecimento, demarcação de terras e manutenção da própria cultura. 

Kaká Werá (2017)

O escritor e ambientalista Kaká Werá foi entrevistado no Roda Viva em 2017. De origem Tapuya, ele nasceu em uma aldeia guarani e é fundador do Instituto Arapoty, voltado à difusão dos saberes indígenas por meio da educação e de saberes sociais, e faz parte da rede Ashoka de Empreendedores Sociais.

Relembre Roda Viva com Kaká Werá

Ailton Krenak (2021) 

Considerado uma das maiores lideranças indígenas do Brasil, Ailton Krenak esteve no centro do Roda Viva em abril de 2021, em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas. 

Krenak é filósofo, escritor, poeta, jornalista e dedica-se à defesa dos direitos indígenas desde a década de 80. Fundou a ONG Núcleo de Cultura Indígena, organizou a Aliança dos Povos da Floresta e é doutor honoris causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais.

Relembre Roda Viva com Ailton Krenak

Txai Suruí e Almir Suruí (2021)

Txai e Almir Suruí são nativos suruí, que lutam contra o avanço do desmatamento em duas das terras indígenas mais ameaçadas de Rondônia. 

Txai Suruí foi a primeira indígena a discursar em uma Conferência do Clima da ONU. Ela é fundadora e coordenadora do Movimento da Juventude Indígena de Rondônia, que promove ações em defesa da demarcação de terras e da garantia de direitos aos povos originários.

Relembre Roda Viva com Txai e Almir Suruí

Beto Marubo (2022)

O líder indígena Beto Marubo é integrante da Univaja - União dos Povos Indígenas do Vale do Javari. O Marubo, luta pela proteção de 16 grupos isolados no Vale do Javari, denuncia o abandono da Funai e de seus servidores pelo Governo Federal. Beto também acusa as autoridades pela falta de fiscalização, desmatamento, garimpo ilegal e aumento da criminalidade na região.

Relembre Roda Viva com Beto Marubo

Sonia Guajajara (2023)
Dando sequência à programação especial no Mês da Mulher, o Roda Viva recebeu a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara. Durante o programa, a ministra falou sobre a situação dos Yanomamis, garimpo ilegal, demarcação de território e racismo ambiental. 

Relembre Roda Viva com a ministra Sonia Guajajara

Leia também: Mês do Indígena: Liderança Guarani pede demarcação de terras e fim de tragédias como a Yanomami