A SpaceX deve fazer o primeiro voo orbital da Starship, a nave espacial mais poderosa da história, nesta quinta-feira (20). A missão deve ocorrer após ser adiada na última segunda-feira (17) por conta de um problema de pressurização no propulsor.
A empresa de Elon Musk projetou o veículo para transportar pessoas e carga em futuras missões à Lua e a Marte. Porém, neste voo de teste, a Starship viajará sem tripulação. O lançamento está marcado para acontecer entre 10h28 e 11h30 (horário de Brasília).
Todas as etapas previstas foram detalhadas pela empresa. Elas poderão ser alteradas, mas, a princípio, estes serão os principais momentos:
0min55: foguete atinge o "Max Q", como é conhecido o pico de estresse mecânico;
2min52: os dois estágios (foguete e nave) se separam e, então, o foguete começa o procedimento para terminar o voo na água;
2min57: motor da Starship é acionado;
9min20: motor da Starship é desligado e nave segue na órbita terrestre;
1h17min21: depois de dar uma volta no planeta, a nave deixa a órbita terrestre e começa a voltar para a atmosfera;
1h30: Starship encerra voo.
A SpaceX afirma que a nave poderá transportar até 100 pessoas em voos interplanetários e ajudar a criar uma base na Lua.
"Com um teste como este, o sucesso é medido por quanto podemos aprender, o que informará e melhorará a probabilidade de sucesso no futuro, à medida que a SpaceX avança rapidamente no desenvolvimento da Starship", diz a empresa em seu site.
Apesar de ser criado para ser usado em mais de um voo, a companhia não tentará fazer um pouso vertical do veículo espacial nesta missão.
Leia também: STF tem maioria de votos para tornar réus 100 denunciados pelos atos de 8 de janeiro
Ex-atleta agrediu entregadores é indiciada por maus-tratos e lesão corporal contra a mãe
REDES SOCIAIS