Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Vaticano
Reprodução/Vaticano

Decisão histórica. O papa Francisco autorizou nesta quarta-feira (26) o voto feminino no próximo Sínodo dos Bispos, a reunião em que bispos debatem e decidem questões ideológicas e regimentos internos. Desde o início do Sínodo dos Bispos, apenas homens tinha permissão para votarem as propostas.

Com a decisão, cinco religiosas se juntarão a cinco padres como representantes votantes de ordens religiosas. Além desse pequeno grupo, outras 35 mulheres ligadas à igreja também votarão.

Um dos principais argumentos usados pelo papa para tomar essa decisão é que fiéis considerados leigos assumam um papel maior nos assuntos da Igreja.

Leia também: Pacheco lê pedido e, na prática, cria a CPI mista dos Atos Golpistas

Vale lembrar que em julho do ano passado, o papo nomeou, também pela primeira vez na história, mulheres para fazer parte de seu conselho.

Mesmo com os avanços, ainda não há espaço para mulheres em todos os setores da Igreja. Ainda não é permitido que mulheres ocupem o cargo de sacerdotes.