Charles III e sua esposa Camila foram coroados neste sábado (6) como rei e rainha da Inglaterra. A cerimônia aconteceu na Abadia de Westminster em Londres.
O evento segue ritos milenares, mas contou com novidades. Pela primeira vez, fieis de outras religiões foram mencionados no juramento de uma coroação.
"Eu, Charles, solene e sinceramente na presença de Deus, professo, testifico e declaro que sou um fiel protestante e que irei, de acordo com a verdadeira intenção das leis que garantem a sucessão protestante ao trono, defender e manter as referidas promulgações com o melhor de meus poderes de acordo com a lei", afirmou o rei antes de receber a coroa.
Ao colocar a coroa, sentar no trono e empunhar os símbolos reais, o arcebispo que comanda a cerimônia profere palavras pedindo proteção e sabedoria ao novo rei.
Leia também: Sem a esposa Meghan Markle, príncipe Harry acompanha coroação sozinho
"Rei dos reis e Senhor dos senhores, abençoai, nós vos rogamos, esta Coroa, e assim santificai vosso servo Charles, sobre cuja cabeça hoje a colocais como um sinal de majestade real, para que ele seja coroado com vosso gracioso favor e cheio de graça abundante e todas as virtudes principescas; por meio daquele que vive e reina supremo sobre todas as coisas, um Deus, mundo sem fim. Amém", declarou o arcebispo.
Ao mesmo tempo que o evento acontece na Abadia, forças militares cumprem seu papel no lado de fora. Uma saudação de 62 tiros foi disparada na Torre de Londres, com uma salva de seis tiros no Horse Guards Parade. Simultaneamente, foram dadas salva de tiros em outros 13 locais no Reino Unido.
Logo após Charles receber a coroa, foi a vez do príncipe William participar da cerimônia. Como o primeuri na linha de sucessão, ele prestou homenagem ao pai.
Em uma cerimônia mais rápida, Camilla foi coroada rainha do Reino Unido.
Leia também: O debate em torno das joias da coroa da rainha Camilla
Após o fim dos ritos, o casal iniciou o cortejo da Abadia de Westminster ao Palácio de Buckingham.
REDES SOCIAIS