Moraes revoga medidas cautelares de deputado Zé Trovão
Com a decisão, ele poderá voltar a usar as redes sociais e irá retirar a tornozeleira eletrônica
12/05/2023 18h26
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu aos pedidos da defesa do deputado federal Marcos Antônio Pereira Gomes (PL-SC), mais conhecido como Zé Trovão, e revogou as medidas cautelares impostas contra o parlamentar.
Com a decisão, Zé Trovão poderá voltar a usar as redes sociais e irá retirar a tornozeleira eletrônica.
Leia mais: Moraes manda abrir inquérito contra diretores do Google e Telegram
Segundo o ministro, o parlamentar não mais violou medidas impostas pela Justiça. "No que diz respeito ao monitoramento eletrônico, no atual momento, verifico que a medida também não mais se justifica, ante a ausência de necessidade, pois não há nos autos, desde a eleição para o cargo de parlamentar, notícias de qualquer violação, de modo que é plenamente possível a sua revogação", escreveu o Moraes.
O uso de tornozeleira havia sido imposta pelo próprio Moraes, em 2021, como condição para Zé Trovão sair da cadeia. O deputado é alvo de investigação por causa da realização de atos antidemocráticos no 7 de setembro de 2021.
O parlamentar chegou a fugir para o México, onde permaneceu até outubro de 2021. Quando voltou, foi preso. Depois, em fevereiro deste ano, foi solto com a imposição de algumas medidas cautelares, como o uso da tornozeleira eletrônica.
Zé Trovão foi eleito deputado federal com 70 mil votos, ele foi diplomado em dezembro de 2022, no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).
Leia também: PF indica que viagem de Torres à Bahia no 2º turno teve motivação política
REDES SOCIAIS