O hamster estava na gaiola e, de repente, de um dia para o outro para de se mexer. E agora? O animal morreu? A realidade é que o pet pode estar em um processo de hibernação e se desfazer do bichinho pode se tornar uma atitude bastante equivocada.
Pensando nisso, o portal da TV Cultura selecionou alguns tópicos, com auxílio da médica veterinária Thalita Queté, especialista em pets silvestres e exóticos, para saber como diferenciar se o hamster morreu ou se está hibernando.
1) O que é a hibernação?
Trata-se de um processo natural dos animais homeotérmicos, que conseguem manter a temperatura corporal. Nos hamsters, esse processo recebe o nome de torpor.
2) Por que diferenciar?
É comum que muitos tutores se desfaçam do pet acreditando que o animal faleceu. Por isso, essa diferenciação é tão importante!
3) Movimentação
Quando o hamster morrer, ele ficará totalmente imóvel. Não fará nenhum movimento, nem mesmo de respiração.
4) Cheiro
Assim que falecer, o animal também ficará gelado e poderá apresentar mau cheiro. Com o passar do tempo da morte, o odor vai se intensificando.
5) Temperatura ambiente
Reduções repentinas da temperatura, sobretudo as abaixo dos 15°C, podem se tornar uma condição favorável a hibernação dos roedores.
Veja imagens: Webstory: Hamster morreu ou está hibernando? Saiba diferenciar
6) Sono profundo
Durante o estado de torpor, o animal fica imóvel, mas apresenta movimentos discretos de respiração e de tremores.
7) Quando o estado de torpor acontece?
A condição ocorre no período de outono e inverno, quando as temperaturas reduzidas diminuem o metabolismo do animal, evitando gasto de energia. Além disso, uma má alimentação e o estresse também podem influenciar para que o hamster entre em torpor.
8) Na dúvida, procure um veterinário
Ao ser detectado o torpor, é recomendado procurar atendimento veterinário assim que possível. Muitos hamsters ficam debilitados e acabam não sobrevivendo.
REDES SOCIAIS