Notícias

Flávio Dino não descarta aplicar lei brasileira em ataques racistas a Vini Jr

Segundo o ministro, a decisão será tomada somente se as autoridades espanholas não adotarem providências


22/05/2023 17h53

O ministro da Justiça, Flávio Dino, disse nesta segunda-feira (22) que estuda a possibilidade de usar o Código Penal para aplicar a lei brasileira contra os ataques racistas ao jogador Vinicius Júnior, do Real Madrid.

Segundo o comandante da pasta, não é algo que será feito imediatamente. Além disso, a decisão será tomada somente se as autoridades espanholas não adotarem providências.

Leia mais: Presidente da Fifa defende Vini Jr: "Não há lugar para racismo no futebol ou na sociedade"

“O Código Penal prevê que, em algumas situações excepcionais, é possível que, no caso de crimes contra brasileiros, mesmo no exterior, haja a aplicação da lei brasileira”, disse.

“É uma espécie de última alternativa que poderá ser usada, mas nós, neste momento, acreditamos que os canais diplomáticos vão cumprir seus papéis e que as autoridades espanholas, sejam judiciais ou do futebol, tomarão as providências cabíveis”, acrescentou.

No último final de semana, o jogador brasileiro foi, mais uma vez, alvo de ataques racistas em um jogo do Real Madrid pela La Liga, campeonato nacional de futebol da Espanha.

Na ocasião, torcedores do Valencia começaram a gritar "Mono" ("Macaco" em espanhol). Foi então que, no início do segundo tempo, o árbitro paralisou o jogo e Vini Jr começou a discutir com os criminosos.

Durante evento do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), em São Paulo, Flávio Dino classificou o episódio como “muito grave”. Segundo o ministro, o atleta é alvo de perseguição:

“Em relação ao Vinícius Júnior, nós temos, em primeiro lugar, a manifestação clara do presidente Lula e do nosso governo, em apoio a este brasileiro que vem sendo alvo de perseguição e de um crime muito grave”, afirmou.

Leia também: Vinícius Júnior responde torcedor sobre pedido de desculpa à torcida rival: "Você é burro?"

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ex-vereador de Curitiba é preso por porte ilegal de arma de fogo em Campo Largo

Fumantes gastam aproximadamente 8% de toda a sua renda mensal com cigarros

EUA diz que avião chinês fez manobra "agressiva" perto de sua aeronave; Pequim alega invasão

Lula veta projeto de lei que prevê pensão vitalícia para ex-combatentes de Suez

Sudão suspende negociações de trégua com paramilitares na Arábia Saudita