O governo federal anunciou nesta quinta-feira (25) que vai reduzir impostos para diminuir o preço final dos carros populares em até 10,79%. O anúncio foi realizado por Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Segundo o vice-presidente, os descontos serão em tributos como IPI, PIS/Cofins, que variará entre 1,5% e 10,79% no valor final do veículo. A medida será válida apenas para carros abaixo de R$ 120 mil.
Leia mais: Brasil tem 1,05 milhão de pessoas em situação de escravidão contemporânea, aponta ONG
"Hoje, o carro mais barato é quase R$ 70 mil. Queremos reduzir esse valor. Mas os outros também serão reduzidos. Quanto menor, mais acessível, maior será o desconto do IPI, PIS e Cofins. Primeiro item é social, é você atender mais essa população que está precisando mais", afirmou Alckmin.
A proposta ainda precisa passar pela análise do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, antes de ser implementada. "Temos responsabilidade fiscal. A Fazenda pediu até 15 dias para dar seu parecer. A partir daí poderemos fazer a medida provisória", disse Alckmin.
Passado o período, segundo Alckmin, o governo editará uma medida provisória e um decreto para regulamentar o tema.
REDES SOCIAIS