100 dias após um temporal devastar o litoral norte de São Paulo, a TV Cultura exibe nesta terça-feira (30), às 20h30, o documentário “São Sebastião - Uma Tragédia no Paraíso - A Reconstrução”.
Após a tempestade atingir seis cidades e deixar um rastro de destruição, morte e centenas de casas destruídas, a repórter Laís Duarte volta ao local para acompanhar a reconstrução da região e das vidas dos moradores afetados pela tragédia.
Leia também: Justiça cobra R$ 55 milhões de defensores do "kit Covid" por danos coletivos e à saúde
O bairro mais atingido, Vila Sahy, luta para cicatrizar as feridas de uma região que foi devastada. No total, 600 casas foram interditadas pela Defesa Civil e cerca de 300 famílias ficaram desalojadas. Muitas estão hospedadas em conjuntos habitacionais em Bertioga e aguardam a chegada de móveis que possam lhes devolver a sensação de uma “vida normal”.
Um esforço conjunto entre os governos federal, estadual e municipal começa a redesenhar os bairros e as moradias que vão receber os desabrigados. O temporal afetou 100 quilômetros de rodovias e destruiu 35 quilômetros de vias. Mas todo esse cenário está mudando: as ruas começam a ficar desobstruídas, o movimento de turistas volta às praias, crianças e adolescentes seguem para as salas de aula no Instituto Verdescola e os sobreviventes arregaçam as mangas para reconstruir seus pequenos negócios e lojas.
Muitos estão ávidos para recomeçar a vida nas novas casas que serão construídas na região. Ao todo, serão investidos mais de R$ 800 milhões na construção de habitações, apartamentos e edifícios, reparos de ruas, estradas e linhas de crédito para obras de infraestrutura.
Leia também: Mooca Plaza Shopping promove feira de adoção de pets com deficiência neste sábado (27)
Ficha técnica
Roteiro e reportagem: Laís Duarte;
Imagens: Alexandre Silva;
Assistente: Carlos Jardim;
Edição de texto: Jorge Valente;
Produção: Ricardo Ferreira;
Pós-produção: Leandro Silva;
Direção de núcleo: Simão Scholz;
Chefia de redação: Pola Galé;
Direção de jornalismo: Marília Assef.
REDES SOCIAIS