Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, chegou ao Brasil na noite desse domingo (28) para reunião com Lula nesta segunda (29) e para a cúpula de líderes da América do Sul.
"Agradeço a calorosa acolhida com que fomos recebidos em Brasília, capital da República Federativa do Brasil. Nas próximas horas estaremos desenvolvendo uma agenda diplomática que reforce a necessária união dos povos de nosso continente. Estar ciente!", publicou Maduro nas redes sociais.
Agradezco la cálida bienvenida con la que nos recibieron en Brasilia, capital de la República Federativa de Brasil. Estaremos desarrollando en las próximas horas una agenda diplomática que viene a reforzar la unión necesaria de los pueblos de nuestro continente. ¡Estén… pic.twitter.com/udFaR2J6yl
— Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) May 29, 2023
O ministério das Relações Exteriores informou que 11 presidentes estarão presentes no evento que deve ocorrer na terça-feira (30), em Brasília.
Leia também: Paralisação de motoristas e cobradores atrasa saída de ônibus em São Paulo
Abel Ferreira toma celular de jornalista que filmava discussão de Anderson Barros com árbitro
Por meio de nota, o ministério ainda informou que os dois presidentes deverão debater os avanços no processo de normalização das relações bilaterais, além da reabertura das respectivas embaixadas e setores consulares e a recente designação do Embaixador da Venezuela no Brasil.
Na semana passada, Lula recebeu as credenciais do novo embaixador do regime de Nicolás Maduro no Brasil, Manuel Vicente Vadell Aquino. O documento marca o início da atuação do diplomata no Brasil.
Em março de 2020, o Brasil retirou seus diplomatas que trabalhavam na embaixada do Brasil na Venezuela, em Caracas, capital do país. O governo do ex-presidente Jair Bolsonaro não reconhecia o governo de Maduro.
"Na reunião, os dois mandatários deverão examinar temas prioritários para o adensamento do diálogo em todas as áreas da relação. Nesse sentido, os presidentes tratarão dos resultados da recente missão multidisciplinar à capital venezuelana, organizada pela Agência Brasileira de Cooperação e que contou com representantes de mais de vinte órgãos governamentais brasileiros. Atenção especial será atribuída aos temas fronteiriços, com destaque para a proteção das populações que residem nessa faixa, entre elas os povos Yanomami", informou a nota do ministério das Relações Exteriores.
#EnVivo 📹 | Llegamos a Brasilia, capital de la República Federativa de Brasil. https://t.co/sehibJ4oBj
— Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) May 29, 2023
REDES SOCIAIS