Mike Pence, ex-vice-presidente dos Estados Unidos, anunciou nesta segunda-feira (5) que concorrerá nas primárias republicanas para disputar a presidência dos Estados Unidos em 2024.
Ele foi vice de Donald Trump, que é um dos nomes que já está na disputa para voltar a ser chefe de Estado. Antes de assumir esse cargo, ele foi congressista de 2001 a 2013 e governador de Indiana, de 2013 a 2017.
O político planeja lançar a pré-candidatura oficialmente nesta quarta-feira (7), em Iowa, que irá coincidir com seu aniversário de 64 anos. Em seguida, ele deve participar de um encontro com cidadãos em Des Moines.
Leia também: Em protesto contra o Marco Temporal, indígenas acampam na Esplanada dos Ministérios
Pence, que se descreve como "cristão, conservador e republicano", foi leal ao ex-presidente durante grande parte dos quatro anos em que governou ao lado dele.
Entretanto, houve um distanciamento entre eles após os apoiadores de Trump invadirem o Capitólio dos Estados Unidos em janeiro de 2021.
Após a derrota para Joe Biden, o político chegou a pressioná-lo para que anulasse a vitória eleitoral quando presidiu a certificação dos resultados no Congresso, e quando o vice-presidente se recusou a fazer tal ato, ele o advertiu por falta de "coragem".
Leia também: Lula e Lira se reúnem "de surpresa" no Palácio da Alvorada, em Brasília
REDES SOCIAIS