Notícias

Escritor Jonathan Franzen critica redes sociais e IA: “Ótimas plataformas para promover mentiras”

No Roda Viva, o norte-americano afirma que Inteligência Artificial será uma ferramenta perfeita para criar fakes


05/06/2023 23h37

O Roda Viva recebe o romancista estadunidense Jonathan Franzen, autor de "Encruzilhadas", primeiro volume de uma trilogia que acompanha uma típica família norte-americana dos anos 70 aos dias atuais e que acaba de ser lançado no Brasil.

A jornalista Gabriela Mayer fala sobre política e lembra que o escritor americano "previu", em suas análises, a eleição de Donald Trump em 2016. Dessa maneira, ela pergunta quais são suas próximas “previsões”. Antes de falar sobre futuro, Franzen relembra o passado. Ele cita alguns textos que fez sobre o papel das redes sociais na sociedade e garante que acertou nessa pauta também.

“Tive uma aversão instintiva a elas [redes sociais] quando surgiram, sob a forma do Facebook e do Twitter. E a eleição de Trump em 2016 confirmou o que eu vinha dizendo: são, realmente, tecnologias nocivas, não são boas para a cultura, não são boas para a sociedade. Estão nos deixando raivosos, nos dividindo e promovendo mentiras. São ótimas plataformas para promover mentiras”, afirma.

Sobre o futuro, o norte-americano acredita que a sociedade não chegará a um acordo para alcançar as metas de redução de carbono para evitar problemas climáticos.

Leia também: “A função da literatura é essa sensação de conexão”, destaca o romancista Jonathan Franzen

Ao final, também opina sobre Inteligência Artificial e também se mostra com um pé atrás com essa tecnologia.

“Acho que inteligência artificial é um erro de nomenclatura. Isso não é inteligência, são algoritmos muito espertos, bons em adivinhar. Qual será a próxima palavra numa frase? Isso não é inteligência. Inteligente é o que um animal tem, porque tem objetivos e desejos. E a inteligência o ajuda a alcançar esses objetivos […]. Apesar disso, acho que rapidamente chegaremos num ponto onde a inteligência artificial vai produzir fakes tão perfeitos que realmente vai parecer que sou eu aqui dizendo que não acredito no Holocausto”, finaliza.

Assista ao programa completo:

Participam da bancada de entrevistadores Pedro Pacífico, advogado e produtor de conteúdo literário, Carlos Graieb, diretor do portal O Antagonista e da revista Crusoé, Gabriela Mayer, jornalista, crítica literária e apresentadora do podcast Café da Manhã, da Folha de S.Paulo, Ruan de Sousa Gabriel, repórter do jornal O Globo, e Ubiratan Brasil, editor do Caderno 2, do jornal O Estado de S.Paulo.

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa será exibido a partir das 22h na TV Cultura, no app Cultura Play, no site da emissora e nas redes sociais YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Escritor Jonathan Franzen explica diferenças entre literatura séria e entretenimento de massa

Jonathan Franzen diz desconfiar de mecanismos de regulação da internet: "sou um defensor bem radical da liberdade de expressão"

“A Igreja Cristã foi sequestrada nos anos 1970 pela direita dura”, afirma escritor Jonathan Franzen

“A função da literatura é essa sensação de conexão”, destaca o romancista Jonathan Franzen

Governo anuncia programa com descontos de R$ 2 mil até R$ 8 mil para carros