Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Montagem/TV Cultura
Montagem/TV Cultura

Na Semana Mundial do Meio Ambiente, a TV Cultura exibe no domingo (11) duas atrações inéditas sobre o tema.

A primeira que vai ao ar, às 16h, é o documentário “Campo & Sustentabilidade - O Amanhã é Hoje”, que mostra a produção de alimentos mais sustentáveis em seis biomas do Brasil. Já às 18h, o Repórter Eco, programa jornalístico especializado em meio ambiente e sustentabilidade da emissora.

O primeiro, do produtor audiovisual, diretor e ativista Sérgio Lopes, investiga as tecnologias disponíveis e apresenta uma espécie de radiografia de como anda a produção de alimentos na Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa.

Leia também: Câmara dos Deputados aprova medida provisória que recria o “Minha Casa, Minha Vida”

Por meio de entrevistas com produtores rurais, ativistas, cientistas e pesquisadores, lideranças indígenas, técnicos da sustentabilidade e do agronegócio são apresentadas as características, problemas e soluções na cadeia de produção alimentar brasileira. O cidadão urbano, muitas vezes, desconhece como e onde é produzida a comida que chega à sua mesa.

O Repórter Eco traz uma matéria sobre o uso de agrotóxicos - a América do Sul é a região do planeta onde se usa mais defensivo agrícola. Segundo uma pesquisa feita por organizações científicas e ambientalistas da Alemanha e da França, quase metade dos pesticidas usados no país contaminam o ambiente e são perigosos para a saúde humana e dos animais.

Outra reportagem trata da crise climática e o impacto na biodiversidade marinha. Um estudo internacional, que envolveu cientistas do Brasil, China e países da Europa, comprova que espécies do caranguejo Chama-Maré sofrem o impacto provocado pelas temperaturas mais altas, nas regiões tropicais e subtropicais. Por fim, a edição também apresenta a expedição Águas Que Falam, programa criado para monitorar a qualidade da água do Pantanal, a maior área úmida do planeta.

Leia também: Após destruição de barragem na Ucrânia, moradores de ilha fogem de inundação em Kherson